Antes do ano de 1.900 os habitantes eram indígenas, logo após vieram os habitantes de origem luso-brasileira. O primeiro dono das terras no ano de 1.922, conforme informação foi o senhor Vitor Raub, quando o povoado chamava-se de Barra do São Bento. Os colonos que aqui se instalaram são oriundos do Rio Grande do Sul (maioria) e do litoral de Santa Catarina. Os Gaúchos descendentes de italianos vieram de: Erechin, Carlos Barbosa, Santa Maria, Garibaldi, Bento Gonçalves e Guaporé. Os Catarinenses vieram de Biguaçu, Antonio Carlos Tijucas.
Em 1922, o povoado era chamado de Barra do São Bento devido à desembocadura do Rio São Bento no Rio do Peixe. Em 1933, passou a denominar-se Itapuí, Distrito de Cruzeiro do Sul (atual Joaçaba). No ano de 1943 passou a chamar-se Ibicaré.
A origem do município deu-se devido ao desmembramento de terras dos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Tangará.
Com as emancipações de vários municípios e através do Projeto de Lei Estadual n° 350/99, ficaram assim determinadas as atuais confrontações:
Ao norte: Iomerê e Treze Tilias;
Ao sul: Herval D’Oeste
A leste: Pinheiro Preto, Tangará e Ibiam;
A oeste: Luzerna e Água Doce.
Em 08/08/1979 foi sancionada a Lei n° 407/79, aprovado a Carta Cadastral da cidade de Ibicaré, delimitando a área urbana. A área do município é de 163km². Distancia-se 480 km da capital do estado.
Ibicaré é formado por 17 comunidades rurais:
- São Jose;
- Linha do Cedro;
- Santo Antônio;
- Gramado dos Leite;
- Linha União;
- Três Corações;
- São Salvador
- Lageado Grande
- Duque de Caxias;
- São Luiz Gonzaga
- Vista Alegre;
- Gramado Sarandi;
- Gramadinho;
- Lageado Cruzeiro;
- Lageado Caçadorzinho;
- Estreito;
- Triângulo.